Aos 16 anos quando comecei trabalhar num escritório descobri que era míope de um olho. Uma miopia boba de 0,75 grau no olho esquerdo, mas que era suficiente pra me atrapalhar a vida sob a luz das maravilhosas lâmpadas fluorescentes que se encarregavam de atrapalhar o resto.
Quando fiz o exame de vista para tirar a carteira de habilitação, não coloquei os óculos porque não queria que essa pequena deficiência aparecesse estampada no meu documento. Mas no caminho da gente tem sempre um espírito de porco, no caso o médico que me avaliou e ele descobriu a minha miopia e carimbou legal na minha CNH "uso de lentes corretivas obrigatórias". Nunca usei os óculos para dirigir ...nunca guarda nenhum me cobrou eles, e bati o carro apenas uma vez na vida por pura distração e não por falta de visão. Mas essa observação esteve por 20 anos no documento até que na última renovação , outro médico gente boa,achou ridículo constar essa observação. Repetiu o exame sem os óculos e tirou a observação da carteira.
Essa retrospectiva foi pra dizer que com o passar do tempo, algumas coisas até melhoram e é o caso da miopia.
Mês passado fui na oftalmo e a minha desapareceu totalmente. Mas não pensem que estou livre dos óculos.Obviamente agora tenho presbiopia que é a diminuição da visão para enxergar de perto, muito comum depois dos 40 anos.
Pior é que ao contrário da miopia a presbiopia não tem sequer cirurgia que dê jeito.(ao menos que eu saiba até então)
Uma amiga , indgnada por ser tão dependente dos óculos, adotou a lente de contato para presbiopia em apenas um olho. Segundo o médico, o cérebro acostuma com que um olho veja bem de perto e outro de longe. A última vez que a vi ela deu alguns tropicões enquanto andávamos a pé. Andar de carro com ela dirigindo... não sei se arrisco.
Uma outra amiga diz que usa a tempos e se adaptou super bem.
Vou esperar mais algumas avaliações e quem sabe faço isso também. Porque, se tem uma coisa que nunca sei onde coloco são os óculos e procurar por eles toda hora é um saco!
Correntinha com eles pendurado, nem pensar! Uma vez fiz isso e quando me olhei no espelho vi a Dona Benta do livro de receitas estampada nele.
4 comentários:
Nem tudo que se refere a tal fase do RG baixo, é tão triste,né? a miopia está aí pra confirmar, como vc bem disse.
Eu uso óculos multifocal, teria que usar direto, mas nem pensar que faço isso, uso só pra ler, escrever e olhe lá. Mais tarde, vou reclamar das consequências que eu sei, mas por enquanto vou levando.
Bjs
kkkkkkkk O melhor de tudo é envelhecer com esse bom humor todo!!
Quero ser assim quando chegar a minha vez!!
Estou lendo o texto e daqui a pouco estou indo p/ minha consulta anual c/ a oftalmo. Meu problema tb é a tal da presbiopia. Quando por volta dos 40 descobri que era isso o que eu tinha e me falaram que popularmente é o desgaste natural da idade, quase pensei em entrar em deprê, mas como não tenho tempo nem saco p/ deprê, estou tirando de letra e numa boa. Levo a vida pondo e tirando os óculos pq minha médica até hj me diz que a cirurgia não é eficaz. Não é por vaidade que não uso os óculos direto, apesar de achar que dá bem menos trabalho, mas é pq de longe ainda enxergo muitíssimo bem. Se um dia precisar usar direto, vou usar numa boa, mesmo pq os óculos de hoje são um charme só e é claro que além do grau certo, eles precisam no meu caso, ter muito strass. Afinal, envelhecer sim, mas em grande e brilhante estilo!
Ja passei por isso Sonia e não me adptei com o multifocal.Hoje preciso de lentes apenas para perto,por isso quando estou no computador ou lendo algo e vou fazer qualquer outra coisa de óculos dou topadas e tropeções direto.As lentes para perto fazem a gente perder a noção da distância do que está mais longe.
Dirigir com oculos para perto é acidente na certa.
E o que realmente me incomoda é o tira e põe.
Sim Cleo, as armações hoje estão modernas e bonitas e são até consideradas acessórios de moda.
É isso aí Fê, se a gente não apelar pro bom humor, aí sim que a coisa fica tenebrosa. Sorrindo a realidade é menos cruel! rss..
Beijos a todas
Postar um comentário