quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Saúde é o que interessa...

Quando comecei a escrever esse blog disse que gostaria de contar um pouco como seriam as coisas a partir dos 50 anos. Pois bem...umas das coisas que decidi  foi entrar numa academia.
De um  ano pra cá adquiri a substancial marca de 10 quilos acima da média do meu peso . Não sei se pelo fator idade, ocilação hormonal ou qualquer outra coisa...só sei que esses 10 quilos se apossaram de mim e não querem me largar. Tudo bem...eu sou de beliscar...mas fui assim a vida inteira e só agora fiquei com essa gordura toda...
Nunca gostei de exercícios, achava um saco ficar andando feito um hamster numa esteira. Caminhar na rua até que gostava mas aqui onde moro certas pessoas também gostam de fazer caminhadas com suas feras de estimação (Piti Bulls e Rotweillers) sem fucinheira e com uma simples guia, então se o cão cismar... come a gente  e palita os dentes com o dono. Diante disso desisti das caminhadas e resolvi finalmente procurar uma academia.
Minha nora  indicou uma academia feminina em Santa BArbara DOeste que fica aqui do ladinho de Americana...alias do ladinho do meu bairro, porque moro bem proximo a divisa dos dois municípios.
Deixei a preguiça de lado e fui  a procura de algo não entediante e que me deixasse ao menos com mais condicionamento físico. Fiz o pacote completo da academia para ver o que mais tinha a ver comigo. Comecei fazendo Pilates com bola (um saco...muito monotono...doi pra caramba tudo e a aula não termina nunca), fiz Spinning...(esse é legal, mas dói a bunda no começo que só...por causa do selim da bike), localizada nem pensar...(é outra coisa monotona e dolorida),.. musculação (gostei ...apesar de ser parado,  tem desafios e isso serve de incentivo para a gente ver os limites do corpo) Pole Dance..(.esse eu não ousaria  fazer...seria uma atração de circo eu pendurada naquele poste) , dança...( é legal mas achei que pra emagrecer depende do tipo de música)... e o meu preferido naquela academia  o Power Jump"...(pular naqueles tranpolins elásticos é a minha praia...queima calorias para caramba e tem  muita musica... tudo o que eu gosto).
Emagreci quase 5 quilos em 4 meses, comendo normalmente mas fazendo spining e jump em dias alternados com musculação.
Por motivos caninos ja citados aqui no blog tive que parar por 2 meses a academia, tempo suficiente para que as minhas inimigas adiposas voltassem  para matar a saudades. Nesse intervalo, lá na academia,  também aconteceram coisas...a sociedade foi desfeita e duas irmãs que eram socias de uma terceira pessoa resolveram abrir a própria academia. Quando resolvi voltar soube pela internet (claro) que elas estavam inaugurando a tal academia e fui conhecer. Lá descobri que ia ter aulas de Kangoo Jumps,e desde que vi uma reportagem na Ana Maria Braga estava louca para experimentar.
O Kangoo Jumps consiste numas botas tipo patins Roller só que no lugar das rodas uma arco flexível  da impulso ao corpo como o tranpolim do Power Jump, com a diferença da gente ter liberdade de locomoção. Dá pra correr, pular, saltar, rodar, dançar etc., sem contar no gasto calorico , na drenagem linfática e na correção do modo de pisar que a maioria das pessoas só descobre  que tem depois que começa a praticar. http://www.youtube.com/watch?v=cFNjp-TEM2Y
Liliane..a professora lá da academia dando seus pulinhos.
Acho que deu pra perceber que essa modalidade tornou-se minha preferida tambem. Tô até pensando em comprar um par pra mim mais adiante.Não o faço agora porque o preço é salgado. ..R$800,00 em média. Quero ver primeiro a durabilidade , manutenção ...essas coisas.
Resumindo...pra quem pensa como eu pensava que academia é um saco....experimente. Principalmente se voce é uma cinquentinha como eu. Infelizmente com o tempo nossos tecidos musculares vão se degenerando e se não praticarmos exercicios principalmente de musculação ficaremos umas gordas entrevadas. Descubra algo que faça o seu perfil, seja ele mais calmo, como Pilates , Yoga , caminhada ou agitado como os que eu prefiro.
As endorfinas liberadas pelos exercícios melhoram muuito nosso humor, nossa disposição e nosso sono....enfim....o corpo, a mente e a familia agradecem.

domingo, 14 de novembro de 2010

Nos braços de Morfeu

Todas as madrugadas um grande número de pessoas  duelam  incansáveis horas com os lençóis e travesseiros. Num momento de total incapacidade  essas pessoas desistem...pedem trégua e vão para o computador porque a batalha contra a isônia foi perdida.
O twitter é uma boa referência para se avaliar o número de insones que estão por aí, basta ver a quantidade de postagens feitas durante a madrugada.
Mas existem também os notívagos, como no meu caso. (pessoas que são mais produtivas a noite).

Não que eu esteja livre da insônia, já tive um caso profundo com ela...quase um casamento mesmo.
Em uma época da minha vida cheguei a ficar dois meses sem fechar os olhos...e não pensem que eu dormia de dia...isso não acontecia de modo algum. Me transformei num zumbi. Mas o meu distúrbio não era exatamente insônia e sim um desequilíbrio químico do meu cerébro que causou dentre outras coisas a perda total da capacidade de dormir.
Procurei mil médicos, de clínicos a neurologistas e quem resolveu o meu  problema foi um psiquiatra.
Na época eu tinha 35 anos, vida tranquila , sem o menor problema emocional ou financeiro e de repente me deu um revertério do nada que acabou com a minha paz. Cheguei ao consultório implorando por algo que me fizesse dormir, tipo um sossega leão mesmo e depois de muitas explicações sobre as prováveis causas do meu problema ele me receitou um anti-depressivo. Não acreditei que aquilo faria efeito, queria algo dopável... tipo tomou.. tombou, mas ele disse para ter paciência, que em quinze dias o remédio faria efeito e finalmente  eu teria um sono normal.
Eu totalmente leiga no assunto fiquei apavorada achando que me tornaria dependente do antidepressivo e foi aí que o médico explicou que remédios para dormir (tipo benzodiazepínicos ) é que causam dependência. Antidepressivos não causam dependência, na maioria são inibidores da recaptação de serotonina e devem ser retirados gradativamente para não causar vertigens e outros efeitos, mas não ocasionam  nada além disso.
Tomei o remédio meio descrente do efeito e em exatos quinze dias tive minha primeira noite de sono profundo.
Depois de dois meses estava no paraíso finalmente...uma noite inteirinha dormindo feito um anjo.
Prossegui o tratamento  pelo tempo indicado pelo médico e parei quando ele julgou ter estabilizado as minhas funções cerebrais. Não tive qualquer problema em ter parado a medicação.
Ano passado tive uma ameaça da volta do problema e sem  perda de tempo procurei um médico, expliquei o que aconteceu a 15 anos atrás e voltei com a medicação. Minha insônia não durou mais do que uma semana, porque eu já sabia do que se tratava.
Esse outro médico me receitou também para uma emergência, caso eu quizesse amenizar o tempo de  espera dos quinze dias para inicio do efeito do antidepressivo um benzodiazepínico, muito conhecido de 9 entre 10 mulheres insones....o Rivotril. Mas ele deixou bem claro...faça uso desse medicamento com cautela e use em casos de extrema necessidade não tornando constante esse uso. Porque esse sim, tomado frequentemente causa dependência.
Fiquei um pouco desconfiada da posologia indicada pelo médico. Apenas cinco gotinhas caso houvesse necessidade. Comprei o frasco e deixei lá no meu armarinho de remédios.
Um dia...após a minha mudança de residência...eu cansada....acabada e destroçada....apesar de toda canseira deitei na cama e não conseguia dormir. (porque cansaço demais também impede o sono) lembrei do Rivotril e pensei...é hoje que vou descobrir se as tais 5 gotinhas fazem efeito mesmo. Tomei..deitei e por alguns minutos totalmente ligada na tomada  pensei...isso não vai fazer efeito mesmo! E foram as ultimas palavras que me lembro de ter pensado naquela noite....acordei 10 horas depois feliz como um passarinho que canta de manhã. Gente...que troço bom!!!!
Dizem que toda droga se não fosse boa  não viciava e eu constatei isso. Mas tenho consciência do perigo que se expõe se nos deixarmos levar pela comodidade. Meu frasquinho continua lá aguardando quem sabe uma viagem de avião longa e noturna da qual eu tenho certeza que não pregarei o olho de livre e espontânea vontade.

Bom...independente de disfunções químicas eu comentei que sou notívaga. Isso é uma característica que eu tenho desde a adolescência...sempre gostei de estudar quando todos dormiam em casa...preferia fazer faxina na cozinha daquelas de limpar os armários de madrugada e hoje em dia fico fazendo minhas artes e twittando noite a dentro. Não é insonia...porque eu durmo até as 10 da manhã do dia seguinte, isso durante a semana porque em dias não úteis  passo tranquilamente da uma hora da tarde.
Nunca gostei de acordar cedo...sempre cheguei atrasada no trabalho e empurro o dia como se estivesse carregando pedras  quando isso acontece.
Digo  pro pessoal aqui de casa que seria uma ótima vigilante noturna,  me daria muito bem trabalhando na compensação de cheques do Banco Central e seria a operária padrão se trabalhasse no turno da noite de alguma fábrica.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O poder e as mulheres

As eleições no Brasil terminaram e o resultado para a disputa presidencial não foi novidade para ninguém. Venceu Dilma Rousseff, candidata mais do que indicada e apoiada pelo presidente Lula.
Mas o que me leva a falar sobre isso hoje não é o fato de ser a Dilma a vencedora mas o fato dela ser a primeira presidente do Brasil do sexo feminino.
Não votei nela,  aliás a falta de candidatos que eu considero a altura de ser um presidente no Brasil foi o que a tornou vencedora nessas eleições. Mas política a parte quero falar do fato de termos uma mulher presidente.
Assim que foi divulgado o resultado final da eleição ouvi uns dois comentaristas políticos dizendo que Dilma não venceu por ser mulher com certo tom de ironia...como se mulheres (independente de ser a Dilma) não ganhariam uma eleição não fosse o presidente Lula. Bem provável que eles estejam certos, mas o tom irônico revelava não só esse fato...como se uma mulher no Brasil jamais ganharia uma eleição por capacidade e competência.
Mais uma vez digo...não sou eleitora da Dilma e muito menos feminista, mas a partir desse comentários fiquei imaginando o que Dilma ira encarar daqui pra frente além da responsabilidade de administrar um pais como o Brasil.
Mulheres de um modo geral são sempre rigorosamente cobradas em cargos de maior poder...elas tem que mostrar duas vezes mais competência do que os homens. Além do mais...se elas forem duronas (como a Dilma) são taxadas de mal amadas, se demonstrarem delicadeza...são fracas, se forem inteligentes....são olhadas com desprezo e submetidas a críticas das próprias mulheres menos dotadas dessa qualidade. Se for bonita então.....vão com certeza dizer que ela deu pra meio mundo pra conquistar o cargo.
Resumindo....acho que estou com dó da Dilma pelo que ela vai ter que enfrentar nesses próximos quatro anos, porque não vai ser fácil segurar essa petéca . Tomara que ela tenha estrutura emocional suficiente para segurar esse rojão que caiu no colo dela sem muito preparo para isso.
Infelizmente  algumas outras mulheres no Brasil quando estiveram em cargos importantes  do governo deixaram a desejar como a ex ministra Zélia Cardoso de Melo e seu famigerado plano econômico e a prefeita de São Paulo Marta Suplicy que tratava a cidade como a cara dela...cheia de botox.
Eu como brasileira torço para que ela contribua para melhorar nosso país, independente do partido político, da indicação ou de seu passado nebuloso. Já que está eleita, o que mais podemos fazer?? Porque se ela fizer besteira a gente sabe que o prejuízo vai ser nosso.
Agora, não podemos negar que uma mulher como presidente do Brasil é um fato e uma conquista histórica mesmo essa mulher não sendo " a mulher ideal!