sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O poder e as mulheres

As eleições no Brasil terminaram e o resultado para a disputa presidencial não foi novidade para ninguém. Venceu Dilma Rousseff, candidata mais do que indicada e apoiada pelo presidente Lula.
Mas o que me leva a falar sobre isso hoje não é o fato de ser a Dilma a vencedora mas o fato dela ser a primeira presidente do Brasil do sexo feminino.
Não votei nela,  aliás a falta de candidatos que eu considero a altura de ser um presidente no Brasil foi o que a tornou vencedora nessas eleições. Mas política a parte quero falar do fato de termos uma mulher presidente.
Assim que foi divulgado o resultado final da eleição ouvi uns dois comentaristas políticos dizendo que Dilma não venceu por ser mulher com certo tom de ironia...como se mulheres (independente de ser a Dilma) não ganhariam uma eleição não fosse o presidente Lula. Bem provável que eles estejam certos, mas o tom irônico revelava não só esse fato...como se uma mulher no Brasil jamais ganharia uma eleição por capacidade e competência.
Mais uma vez digo...não sou eleitora da Dilma e muito menos feminista, mas a partir desse comentários fiquei imaginando o que Dilma ira encarar daqui pra frente além da responsabilidade de administrar um pais como o Brasil.
Mulheres de um modo geral são sempre rigorosamente cobradas em cargos de maior poder...elas tem que mostrar duas vezes mais competência do que os homens. Além do mais...se elas forem duronas (como a Dilma) são taxadas de mal amadas, se demonstrarem delicadeza...são fracas, se forem inteligentes....são olhadas com desprezo e submetidas a críticas das próprias mulheres menos dotadas dessa qualidade. Se for bonita então.....vão com certeza dizer que ela deu pra meio mundo pra conquistar o cargo.
Resumindo....acho que estou com dó da Dilma pelo que ela vai ter que enfrentar nesses próximos quatro anos, porque não vai ser fácil segurar essa petéca . Tomara que ela tenha estrutura emocional suficiente para segurar esse rojão que caiu no colo dela sem muito preparo para isso.
Infelizmente  algumas outras mulheres no Brasil quando estiveram em cargos importantes  do governo deixaram a desejar como a ex ministra Zélia Cardoso de Melo e seu famigerado plano econômico e a prefeita de São Paulo Marta Suplicy que tratava a cidade como a cara dela...cheia de botox.
Eu como brasileira torço para que ela contribua para melhorar nosso país, independente do partido político, da indicação ou de seu passado nebuloso. Já que está eleita, o que mais podemos fazer?? Porque se ela fizer besteira a gente sabe que o prejuízo vai ser nosso.
Agora, não podemos negar que uma mulher como presidente do Brasil é um fato e uma conquista histórica mesmo essa mulher não sendo " a mulher ideal!

2 comentários:

Sonia disse...

Rose, seu artigo de hoje foi perfeito e nada mais nos resta fazer do que realmente torcer pra que a nova presidente dê conta do recado, senão estaremos por mais 4 anos num mar de merda e ainda ouvir os outros dizerem que a primeira mulher no comando do Brasil, nos levou mais ainda pro fundo do poço.

Cléo disse...

O tema foi muito bem analisado. Também não votei nela, mas já que ela entrou, não torço contra. Vamos aguardar para ver no que vai dar, esperando mesmo que dê certo.