Em tempos de comunicação rápida e interatividade instantânea só mesmo quem não tem acesso a internet fica sem noticias de familiares e amigos mais distantes e até mesmo os que moram próximos, pois a vida de todos é muito corrida atualmente.
Dizer que deixou de receber uma noticia por falta de ferramentas de comunicação chega a ser uma heresia, pois por mais difícil que seja a situação financeira na maioria dos lares existe um telefone celular ou uma linha econômica.
Apesar de toda essa parafernália eletrônica o acontecimento mais eficiente para reencontros familiares é um velório.
Essa semana faleceu uma tia muito querida e esse acontecimento me fez constatar que essas despedidas nem sempre são cercadas de muita dor e tristeza.
Logicamente que tudo depende de quem faleceu e as cinrcunstâncias do acontecido. Quando se trata de uma morte como a dessa minha tia por exemplo que a muito encontrava-se no hospital prisioneira de uma doença sem perspectiva de melhora que transformou seu próprio corpo num cárcere, a morte foi uma bênção reivindicada por grande parte dos amigos e familiares.
Então num caso como esse analisemos um velório como a maioria de tantos outros:
Qual evento consegue reunir em poucas horas a família inteirinha?
Para estar presente em um velório pessoas que moram em outras cidades deixam seus interesses de lado para participar daquele momento. Dependendo do grau de parentesco e afetividade, executivos, políticos, e outros profissionais de alto escalão desmarcam reuniões adiam negociações para poder estarem presentes.
Velório é imperdível. Voce revê aquela tia velhinha que te mimava de guloseimas na infância; aquele parente chato que a gente só espera encontrar em velório mesmo...aquela prima com quem você era cheia de afinidades e segredinhos na adolescencia...aquele seu irmão que só lembra que você existe para te pedir algo... aquele tio boa praça...aquela primaiada que fez parte da sua deliciosa infância e mais toda a prole que vem aumentando os números da sua família.. .aqueles bebezinhos que você só viu na maternidade ou no primeiro aniversário que estão moças e moços lindos (ou não)
Só em velório você consegue saber em um só dia quem casou, que se separou, quem arranjou namorado, que arrumou outra mulher, quem enriqueceu, quem faliu, quem ta doente, quem ta com 80 anos e ainda vai enterrar metade da família, que está muito bem apesar da idade e quem ta um bagaço...que ta gordo demais e quem ta horrível .. quem ficou muito mais simpático e quem continua arrogante como sempre.
Só em velório você pode chegar chorando e sair rindo de relembrar bons momentos, sejam estes ao lado do falecido ou dos que você reencontrou na ocasião.
Só velório da assunto na família pra mais de quinze dias. E sempre em velório que você faz promessas de marcar um encontro com outros familiares que sabe-se só vai acontecer quando morrer outro da família.
Velório por sua vez é aquele evento que a gente vai para despedir-se de alguém querido que deixará muita saudades, mas que serve também para matar a saudades de muita gente querida.
3 comentários:
Simplesmente perfeito! Nunca li nada tão bem escrito a respeito de um velório. É bem assim mesmo, desse jeitinho. E posso assegurar que todos são iguais. Parabéns pelo texto.
Nossa, MUITO BOM!!!! É exatamente isso!!
bjos
Está aí uma verdade pra lá de verdadeira. Adorei o texto.
Postar um comentário